A técnica de sensoriamento remoto faz uso de sensores e tecnologias para coletar informações sobre a Terra e seus recursos, sem a necessidade de contato direto. É um método amplamente utilizado na identificação de novos depósitos minerais que possibilita a obtenção de dados de grandes áreas em condições adversas, como regiões remotas ou inacessíveis. Gostaria de saber mais sobre esta possibilidade de aplicação dos sensores remotos? Continue conosco! QUAIS EQUIPAMENTOS SÃO UTILIZADOS NO SENSORIAMENTO REMOTO?O sensoriamento remoto é realizado a partir da captura de informações sobre a Terra e seus recursos por meio de distâncias seguras e dispensa a necessidade de contato direto. Os equipamentos utilizados incluem satélites, aviões, drones e sensores que coletam dados sobre a superfície e o subsolo, como imagens, informações climáticas, dados geológicos e informações sobre o uso da terra. Os satélites costumam ser mais utilizados por serem equipados com sensores que coletam informações sobre a Terra em diferentes comprimentos de onda do espectro eletromagnético, como luz visível, infravermelho e micro-ondas, possibilitando estudos e monitoramento de uma ampla variedade de fenômenos, desde a cobertura de nuvens e o movimento dos oceanos até o desmatamento e as mudanças climáticas, por exemplo. Estes dados são posteriormente processados e analisados para fornecer informações valiosas sobre o meio ambiente, recursos naturais, desenvolvimento urbano, entre outras aplicações. Fonte: Getty Images TIPOS DE SATÉLITESDiversos satélites são empregados para a obtenção de imagens, dentre os quais se destacam:
TIPOS DE DEPÓSITOSOs tipos de depósitos que podem ser identificados através do sensoriamento remoto são diversos, tais como depósitos de ferro, cobre, níquel, ouro, prata, grafita e bauxita. Além disso, é possível identificar outros tipos de recursos, como água subterrânea e reservatórios petrolíferos. Na identificação de minério de ferro, por exemplo, os tipos de sensoriamento mais indicados para aplicação são de dois tipos:
O Radar de Abertura Sintética (SAR) utiliza ondas de rádio para coletar informações sobre a superfície da Terra, incluindo estruturas subterrâneas. Como o ferro é um material condutor de eletricidade, ele pode ser detectado a partir da variação na reflexão do sinal de radar na presença de minérios de ferro. Já a magnetometria também pode ser usada na identificação de depósitos de ferro, uma vez que o ferro é um material magnético. VANTAGENS DA PROSPECÇÃO REMOTA DE NOVOS DEPÓSITOSO uso do sensoriamento remoto na identificação de depósitos oferece uma série de vantagens, incluindo a segurança, a eficiência e a precisão dos dados coletados.
Além disso, o sensoriamento remoto permite ainda o monitoramento a longo prazo de regiões, sendo muito útil para áreas de exploração mineral, por exemplo, contribuindo com a garantia de sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental das atividades de mineração. Dessa forma, as facilidades trazidas pelo sensoriamento remoto na identificação de novos depósitos o tornam uma ferramenta valiosa para a indústria de modo geral, além de sua contribuição para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. CONTE COM A SPIN MININGSomos uma empresa focada em contribuir de forma eficiente em projetos de pesquisa mineral, por meio da redução de custos, tempo, riscos e impactos ambientais.
Nossos esforços são 100% voltados para tecnologias não invasivas e altamente escaláveis! Conheça nosso portfólio de soluções! REFERÊNCIAS INPE. CBERS. Disponível em: http://www.cbers.inpe.br/ National Oceanic and Atmospheric Administration. Satellites. Disponível em: https://www.noaa.gov/ National Weather Service. Satellites. Disponível em: https://www.weather.gov/ EUMETSAT. Satellites. Disponível em: https://www.eumetsat.int/ Embrapa. GeoEye-1. Disponível em: https://www.embrapa.br/satelites-de-monitoramento/missoes/geoeye Maxar. IKONOS. Disponível em: https://microsites.maxar.com/ikonos20/ Spectral remote sensing for mineral exploration. Disponível em: http://jr.rse.cosmos.ru/article.aspx?id=931&lang=eng The Application of Remote Sensing in Mineral Exploration. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/jhrs/article/view/25065 Satellite remote sensing and mineral exploration. Disponível em: https://eos.com/blog/use-of-satellite-remote-sensing-in-the-mining-industry/ USGS. Landsat. Disponível em: https://www.usgs.gov/land-resources/nli/landsat
0 Comments
Leave a Reply. |