Geologia espectral aplicada a mapeamento geológico, exploração mineral e geologia ambiental26/12/2022 Nos últimos anos, temos visto a evolução tecnológica voltada ao aprimoramento e consolidação de sensores de excelente resolução espectral e suas contribuições para trabalhos em diversas áreas. No ramo da mineração, logicamente, não é diferente! A aplicação de sensoriamento remoto hiperespectral possibilita a caracterização de áreas de interesse, de forma não invasiva, facilitando a observação de assinaturas espectrais de minerais e rochas de diversos tipos. Neste conteúdo vamos abordar como a tecnologia espectral pode ser aplicada na mineração nas etapas de mapeamento geológico, exploração mineral e geologia ambiental com foco na identificação de áreas contaminadas. Vamos lá? APLICAÇÃO NO MAPEAMENTO GEOLÓGICOO sensoriamento remoto hiperespectral pode ser utilizado como uma importante ferramenta para reconhecimento e mapeamento de materiais na superfície terrestre, garantindo excelência em precisão e resolução. Isso é possível pois centenas de bandas espectrais contíguas de imagens hiperespectrais podem ser usadas para extrair o espectro de pixels para discriminação de minerais e rochas. A metodologia aplicada geralmente se deve à comparação de um espectro desconhecido com um espectro de referência, e no caso dos minerais, cada tipo irá possuir um pico de absorção espectral diferente a depender de sua composição. Na imagem a seguir, é possível exemplificar essa comparação através dos dados espectrais obtidos em uma pesquisa para ouro na região de Hutti, Índia.
Figura 1 - Mapeamento litológico com tecnologia espectral. Fonte: Sima Peyghambari & Yun Zhang APLICAÇÃO NA EXPLORAÇÃO MINERALA utilização do sensoriamento remoto hiperespectral para exploração mineral é considerada uma de suas aplicações mais importantes. O uso da tecnologia propicia uma maior assertividade no projeto, além de economia de recursos financeiros devido ao fato de não necessitar de visitas in loco na região estudada. Assim, a caracterização espectral permite a exploração remota de regiões de interesse, verificando a probabilidade de existência de minérios alvos do projeto Exemplificando, a seguir temos um mapa da província de ouro de Jintanzi, na China, onde foi possível detectar alterações de muscovita, caulinita, clorita, epidoto, calcita e dolomita. Figura 2 - Zona aurífera mineralizada mapeada com tecnologia espectral. Fonte: Sima Peyghambari & Yun Zhang. APLICAÇÃO NA GEOLOGIA AMBIENTALA geologia ambiental é uma área de estudos voltada a caracterização e resolução de problemas ambientais derivados da interação do homem com ambientes geológicos, tais como os recursos minerais. Localidades onde existam ou já existiram instalações de projetos de mineração, por exemplo, estão sujeitas a impactos ambientais relacionados aos recursos hídricos, vegetação, solo, entre outros. E, a amenização destes impactos se faz essencial. Assim, o sensoriamento remoto hiperespectral neste segmento pode ser utilizado como método de caracterização e monitoramento da mineralogia de superfície, identificando fontes de potencial poluição, como acidez e lixiviação de metais. Como exemplo, podemos citar a oxidação da pirita, um dos processos que tem causado contaminação na área de mineração. Este processo pode produzir água ácida, que gradualmente cristaliza-se em diferentes minerais secundários portadores de ferro. Para visualizar melhor, a seguir temos um mapa de dados hiperespectrais elaborado com objetivo de detectar minerais contendo Fe secundário e determinar áreas potenciais de existência de drenagem ácida e pontos de lixiviação provenientes de um distrito de mineração localizado em Leadville, no Colorado. Figura 3 - Fotografia aérea para monitoramento da mineralogia de resíduos da mina Venir, África do Sul. Fonte: Sima Peyghambari & Yun Zhang. A TECNOLOGIA SPIN MININGSomos uma startup especialista em desenvolver soluções para pequenas e médias mineradoras. A partir de nossos Mapas de Inteligência Espectral SPiN Mining contribuímos com o desenvolvimento de projetos de mineração, tornando-os mais eficientes e sustentáveis! Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre nossas soluções! _______ Leituras complementares: Referências:
https://www.spiedigitallibrary.org/journals/journal-of-applied-remote-sensing/volume-15/issue-03/031501/Hyperspectral-remote-sensing-in-lithological-mapping-mineral-exploration-and-environmental/10.1117/1.JRS.15.031501.full?SSO=1 https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/103388/1/Cap.-4.pdf http://spinmining.com/spinmining/o-que-sao-mapas-de-inteligencia-espectral-e-como-podem-ser-usados http://spinmining.com/spinmining/como-o-uso-de-mapas-espectrais-pode-acelerar-a-sua-prospeccao-mineral https://mundogeo.com/2004/08/23/sensoriamento-remoto-hiperespectral/
0 Comments
Leave a Reply. |