A mineração e sua importância para a sociedade é um fato, porém, ela vem sendo cada vez mais requisitada com o objetivo de gerar uma energia mais limpa, com menor impacto ambiental e sustentável.
Dessa forma, a demanda por minerais vem crescendo rapidamente à medida que a transição energética ganha ritmo em todo o mundo. Vamos entender um pouco mais sobre a relação da Mineração com a Energia Limpa?
0 Comments
Recentemente a ANM publicou o 6º edital de Disponibilidade de Áreas.
Os Editais ou Leilões, são processos de licitação em que a agência oferta alguns processos minerários ao mercado, assim os interessados podem demonstrar interesse em pesquisar e explorar minérios. Essas áreas pertencem ao regime de pesquisa, lavra ou lavra garimpeira, por exemplo. Especialmente no 6º edital da ANM, as 420 áreas são relacionadas ao regime de Lavra Garimpeira e estão localizadas no Pará, Mato Grosso, Roraima, Bahia, Pernambuco, Amapá, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins. A mineração é um dos setores mais importantes para a economia brasileira. Além de ser a responsável pela extração da matéria prima presente em eletrônicos, tintas e utensílios domésticos, ela também é essencial na indústria de fertilizantes, sendo muito importante na produção de alimentos.
De acordo com o IBRAM, o setor mineral faturou cerca de R$ 113,2 bilhões no primeiro semestre de 2022 e é responsável por quase 5% do PIB nacional. Dessa forma, percebemos a importância deste setor para o Brasil e necessidade de impulsionar, apoiar e buscar investimentos para que pequenos e médios empreendedores possam atuar neste ramo, assim como desenvolver iniciativas sustentáveis e economicamente viáveis. Vamos saber mais sobre essas iniciativas? Mineração ESG - Novas tecnologias garantem sustentabilidade em áreas de proteção ambiental24/8/2022 A indústria mineral busca constantemente por novos depósitos minerais economicamente viáveis, visando suprir as demandas da sociedade. Alguns desses depósitos podem estar inseridos em áreas de proteção ambiental, que no caso do Brasil, apresenta regras específicas para o caso da extração dos recursos minerais nestas regiões..
Neste texto iremos abordar o que são áreas de proteção ambiental e em que casos é permitido a mineração dentro destas áreas, bem como pontuar os principais aspectos em que os processos de um projeto mineral podem ser menos invasivos e mais coerentes com as pautas ambientais que devem ser levadas em consideração. Leia o texto até o final para saber mais sobre este tema. Sabemos que o setor mineral passa por um contínuo processo de desenvolvimento de suas tecnologias e abordagens em resposta aos desafios atuais dessa indústria. Nesse sentido, os programas de inovação aberta na mineração são ferramentas fundamentais.
Leia este texto até o fim para saber mais sobre este tema! Sabemos que a tecnologia aliada ao desenvolvimento de projetos no setor mineral é fundamental para encarar os desafios atuais da mineração, sobretudo acerca de práticas sustentáveis (ESG - governança ambiental, social e corporativa) e prospecção de depósitos economicamente viáveis.
O acesso a tecnologias não é linear e depende de contínuos estudos e investimentos para a sua ampla propagação nos empreendimentos. Geralmente, grandes mineradoras têm maior acesso a tecnologias mais avançadas, entretanto, para que o setor avance como um todo em ações tecnológicas, pequenas e médias mineradoras devem estar ao alcance destas inovações. Encontrar novos depósitos minerais economicamente viáveis é um dos maiores desafios atuais do setor mineral.
O uso de mapas espectrais é uma poderosa ferramenta para a seleção e caracterização de áreas de interesse na fase de pesquisa mineral de um projeto minerário. Além da melhor análise para uma área de interesse, os mapas espectrais promovem redução de custos, tempo e impactos ambientais no desenvolvimento do projeto minerário. Veja na prática como os Mapas de Inteligência Espectral SPiN reduziram em mais 80% o tempo e os custos de um projeto mineral na região de Patrocínio/MG. Existem algumas etapas que o empreendedor precisa cumprir até que ele possa de fato realizar a mineração.
Diversas regras precisam ser cumpridas, taxas devem ser pagas, documentos e relatórios precisam ser apresentados junto à ANM para que o empreendedor avance em seu projeto. Caso alguma dessas etapas não seja realizada, o empreendedor pode sofrer sanções, multas e até mesmo perder o título minerário. Além disso, é claro, pode ocorrer também a desistência por parte do minerador de continuar a pesquisa ou a lavra na região. Assim, o processo retorna à carteira ANM por algum desses motivos, tais como indeferimentos de requerimentos, caducidade de títulos, abandono da jazida ou mina, desistência ou renúncia. Dessa forma ele passa a pertencer ao regime de disponibilidade e só é ofertado ao mercado por meio de licitação. A mineração faz parte do desenvolvimento das sociedades desde os tempos remotos, com as primeiras civilizações e o seu uso de materiais geológicos para diversas aplicações, tais como o uso de pedra lascada e polida, metais (cobre, ferro, ouro, prata), calcário e água subterrânea.
Os primeiros hominídeos usavam rochas como ferramentas simples há 2,6 milhões de anos. Pelo menos 500.000 anos atrás, os povos pré-históricos usavam sílex (quartzo de grão fino) para facas e pontas de flecha. Outros importantes usos iniciais de minerais incluem pigmentos minerais, como óxidos de manganês e óxidos de ferro para arte, sal para preservação de alimentos, pedra para pirâmides e metais como bronze (geralmente estanho e cobre). A importância do uso dos bens minerais pela humanidade é tão grande que as fases da evolução inicial são divididas em função dos tipos de minerais utilizados: idades da pedra, do bronze, do ferro etc. Atualmente, muito se fala sobre os impactos que a indústria mineral produz no planeta. Entretanto, estamos cada vez mais dependentes desse setor e portanto, devemos nos atentar a sua real importância para a nossa sociedade e como podemos minimizar seus impactos. O uso de mapas espectrais pode ser focado em um tipo de depósito mineral de interesse, tal como os calcários. Dessa forma, a principal aplicação é a identificação de áreas na superfície terrestre com maior probabilidade de conter o minério, auxiliando na tomada de decisões em um projeto mineral. Principais características dos calcários |